segunda-feira, 12 de março de 2012


Quero ser Marilyn Monroe





Por Mariana Criolézio Zuini

"As pessoas costumavam olhar pra mim como se eu fosse algum tipo de espelho ao invés de uma pessoa. Elas não me viam, elas viam seus próprios pensamentos lascivos, e então velavam a si mesmos dizem que eu era a lasciva." Marilyn Monroe

     Com essa e outras frases, Marilyn Monroe tentava explicar o efeito que ela tinha nas pessoas. As obras expostas na Cinemateca até o dia 01/04, mostra bem o efeito que ela tinha na mente de cada artista ali representado.
     A exposição Quero ser Marilyn Monroe reúne 125 obras de diferentes artistas, todas tendo como tema uma das maiores musas do cinema.

Entre tantas obras, encontra-se algumas em que se vê Marilyn frágil e vulnerável e em outras a tão conhecida musa com suas poses sensuais e imagem inesquecível. Estão grandes nomes como Cartier-Bresson e Andy Warhol e fotos anônimas e de acervo íntimo e pessoal.





Essa foto é um dos poucos momentos de melancolia aparente de Marilyn. Famosa por mostrar um lado mais sensual, essa foto ficou muito famosa por isso (além de ser do famoso fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson).





Henri Cartier-Bresson
"The Misfits"
(1960-cortesia de coleção particular)









Uma das imagens mais famosas da atriz foi tirada enquanto ela filmava o filme "O pecado mora ao lado".  Foi feita por um artista anônimo.











                                                                                                         

"Remember... You can do it better with air"










Uma das mais conhecidas obras do artista foi feita logo apos a morte da atriz. São quatro quadros feitos com a arte de silkscreen, foi umas das primeiras em que Andy Warhol usou a tecnica que ficou conhecida como uma marca do artista.









Andy Warhol
"Marilyn, publicado pelo Sunday B.Morning"
(1967/1982 - cortesia de coleção particular)






Vik Muniz
"Marilyn Monroe - Pictures of Diamonds"
(2004 - Chromogenic print. - cortesia Galeria Fortes Vilaça)

O artista brasileiro Vik Muniz também faz parte dos artistas que se inspiraram em Marilyn e sua obras é um retrato da atriz feito com diamantes e a peça exposta é uma fotografia da obra.


 Todas as obras expostas são muito interessantes e trazem consigo uma história da vida da atriz, tanto pessoal quanto profissional. 
Além das fotografias e quadros, a exposição ainda conta com a exibição de alguns filmes da atriz.
Quem gosta de cinema, fotografia e, claro, Marilyn Monroe, vai gostar muito desse passeio na história não só na vida da atriz como da arte hollywoodiana.


Quero ser Marilyn Monroe
Entrada Franca
04/03/2012 – 01/04/2012 - seg a dom 10h as 21h
Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207  (atrás do antigo DETRAN) – Ibirapuera – São Paulo
(11) 3512-6111 – www.marilynmonroe.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário