Ana Lara D. Brito
Exposição de cinco obras da série "Emigrantes" de Lasar Segall que mostram um pouco da história e do espaço artístico brasileiro no começo do século passado.
Cabeça de marinheiro e chaminé, 1930.
22x28 cm
Ponta-seca
Apesar de ser uma mostra de poucas obras em uma pequena vitrine na saída do metrô Santa Cruz, é bastante interessante a proposta dos organizadores. Quem passa pelo metrô provavelmente não teria tempo de apreciar uma coleção completa, mesmo que de um artista reconhecido internacionalmente como Lasar Segall, mas pode dispender alguns minutos para ter um gostinho. As cinco obras selecionadas:
Fazenda, 1930;
Mulheres do mangue com espelho, 1926;
Emigrantes sentados sobre caixas, 1926;
Marinheiro e emigrantes, 1920;
Cabeça de marinheiro e chaminé, 1930 (acima),
são bem demostrativas da série, mostrando o estilo do artista e os temas, e por terem como complemento a indicação do museu onde é possível ver mais de Lasar Segall - o museu Lasar Segall que fica a apenas uma estação de metrô, imagino que leve as pessoas a querer ir atrás de conhecer mais.
No entanto, a boa intenção é um pouco ofuscada pela falta de informação do site do metrô (que só foi atualizado para a programação de março do dia 5/3) e do próprio metrô, onde não há indicação de onde se encontra a exposição e muitos dos funcionários não sabem te informar isso, além de ela ter sito colocada em um canto sem muito brilho (suponho que para não atrapalhar o fluxo de pessoas, mas ainda assim poderia ser melhor disposto), o que pode ser um pouco frustante para alguém que vai para ver a exposição.
Acredito que valha a pena checar não só esta como as demais exposições disponíveis em várias estações, a proposta é afinal muito interessante, assim como entrar em contato com várias obras e artistas que talvez você não conheça muito em sua passagem pelo metrô.
Do dia 1º de março ao dia 31, das 5h às 24h.
Estação Santa Cruz do metrô.
http://www.metro.sp.gov.br/cultura/acaocultural/programacao/programacao_cultural.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário