Circo no Beco Sábado - 17 de março.
Por - Mariana F. Felix
Lúdico, mágico e intrigante.
Essas são algumas palavras que pretensiosamente tentam expressar o universo circense de artistas de rua.
Onde? No Circo do Beco na Vila Madalena.
O circo no beco é um projeto que acontece bimestralmente na rua Belmiro Braga - Vila Madalena. O local é um Beco Grafitado que também conta com uma quadra da prefeitura onde são realizadas as apresentações.
O objetivo do Circo no Beco é fazer com que artistas de rua se reunam para apresentar números, sejam eles; musicais, de malabares, acrobacias ou esquetes (mini apresentações).
Todas as segundas feiras a partir das 18 hs da tarde malabaristas e palhaços frequentam o espaço para treinarem, aprimorarem seus números e conhecerem outros malabaristas.
Marquinhos Pires - Organizador do evento.
Aros, claves, bolinhas e "diabolos" voam pelo ar.
Os olhares dos espectadores brilham, tencionam-se a cada movimento exercido pelos artistas e ficam apreensivos com medo do número não dar certo.
Por maior que seja a dificuldade, o artista enche o peito de orgulho e concentração, abre um sorriso enorme de satisfação ao conseguir finalizar o número previsto e caso ele erre, é calorosamente acolhido pela platéia com palavras de incentivo : "Eu acredito!"
Danças, acrobacias, músicas, esquetes e malabaristas, tudo em um só lugar!
Pessoas que acreditam poder trazer ao mundo PAZ, CULTURA e EDUCAÇÃO através de sua ARTE.
Na platéia? Os mais variados gêneros possíveis; crianças, jovens, adultos e senhores, todos com a mesma intenção... Entrar na magia do mundo circense apresentado por artistas de rua.
A organização do projeto "Circo no Beco" é realizada pelos mesmos idealizadores do projeto "Encontro de Malabares", Antonio Marcos Pires e Duico Vascolncelos.
O Circo no Beco existe a nove anos e o encontro de malabares as segundas feiras a oito anos. Vale a pena ressaltar o quanto os artistas se interessam e se empenham para a concretizar o projeto.
Começa o Circo :
O evento estava previsto para começar as 19 horas, porém com atraso dos Palhaços Apresentadores, o Organizador Antonio Marcos (Marquinhos) - "mestre cerimônia" e carinhosamente apelidado de "Maestro" anunciou o início do "Palco Aberto".
Palhaços apresentadores; Titina e Mangaba.
A ideia de um palco aberto consiste em abrir espaço para a própria platéia realizar números e truques.
Iniciando as apresentações do Palco Aberto, Marquinhos convidou os músicos da plateia para tocarem em sua banda em construção - "Aspirinas Japonesas", houve apenas um candidato e eles começaram a improvisar aos aplausos da platéia, tocaram Acordeon e Pandeiro.
Marquinhos (organizador) e PC (platéia) se apresentando no Palco aberto. Banda "Aspirinas Japonesas"
O palco aberto durou aproximadamente 40 minutos, houveram várias apresentações da platéia pois muitos espectadores eram também malabaristas ou artistas de teatro.
Entre as apresentações mais marcantes foram: Malabares com Diabolô uma apresentação realizada por Lucas Gardezani, malabarista jovem que ganhou o concurso "Youtube Next UP Brasil", o site apostou em seus videos e Lucas ganhou um patrocínio do Youtube para incentiva-lo a continuar produzindo vídeos com conteúdos de Malabares na internet.
Outra apresentação incrível de palco aberto foi a de Jefferson Freire, malabarista residente do grupo circense "Universo Casuo", idealizado por Marcos Casuou ex Cirque du Soleil, Jeff apresentou todas as suas técnicas de malabares: Aros, bolinhas e clave. O "grand finale" de sua apresentação foi o momento mais emocionante, ele subiu em um Monociclo, pegou seu violino e tocou uma parte da música "Violin Concerto in A Minor RV356" de Vivaldi.
Jefferson Freire se apresentando no Palco Aberto.
Ao final do Palco Aberto, uma pessoa da platéia foi convidada pelos palhaços apresentadores para cortar a Faixa inaugurando o Circo no Beco.
Houveram cerca de seis apresentações, iniciando com um Malabarista Chileno que jogava Claves juntamente com um som Psicodélico ao fundo, houve também um número emocionante de contorcionismo e Yoga, uma Esquete de Humor com Malabares, um número de Contato e esquetes clássicas de palhaços feitas pela Companhia Reprise.O evento terminou por volta das 22 horas.
Contorcionismo - Gabriel Habuud.
Malabarista Chileno - Juan Tavaréz.
É inevitável não se apaixonar por esse universo de magia, um local acolhedor onde ninguém é melhor do que ninguém.
O desejo de expressar os sentimentos demonstrar o sentimentos através da arte é imenso.
As cortinas da rua são os olhos dos espectadores que ficam extasiados e obnubilados com as cores das apresentações e da pureza com que aqueles seres humanos encaram a vida.
Beco da Vila Madalena:
Rua Belmiro Braga 186
Toda segunda a partir das 18:00 hs encontro paulista de malabares.
Uma vez por bimestre - Circo no Beco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário