terça-feira, 15 de maio de 2012

German Lorca fotografias: acontece ou faz acontecer?

German Lorca fotografias: acontece ou faz acontecer?


por Helena Prado

 Desde o mês de março, o MAM (Museu de Arte Moderna) exibe 120 fotos do fotógrafo paulistano nascido no Brás, German Lorca. Um dos nomes importantes saídos do Foto Cine Clube Bandeirante, Lorca se torna fotógrafo no contexto da modernização e da industrialização da cidade de São Paulo, contribui, junto com seus contemporâneos, para a elaboração da fotografia artística dentro do cenário brasileiro. Dos anos 40 até recentemente, acompanhamos a evolução da arte de Lorca dividida em diferentes temáticas dentro do espaço da Sala Paulo Figueiredo: chuva, janelas, cenários emblemáticos de São Paulo, veículos e, talvez o mais interessante, seus flagrantes.

Demônios e o Padre (1956)

É a partir da discussão sobre a espontâneidade de suas fotos que surge o nome dado à exposição pela curadoria do MAM: seriam as fotos de Lorca verdadeiros flagrantes ou pioneiras do costume contemporâneo de uma manipulação consciente da imagem? 

 Pratos (1975)

"O momento da fotografia acontece para o fotógrafo, ele precisa estar de olho. Mas, às vezes, ele faz a foto acontecer, monta a foto como quer."  
German Lorca





A exposição é riquíssima tanto para apreciação da fotografia como arte, mas também como um retrato da cidade de São Paulo. As fotos comparativas com décadas de diferença de uma mesma localização permitem os visitantes a visualizarem o crescimento da cidade. Lorca trabalha muito, na fotografia, como um retrato expositivo e artístico do social: as fotografias de trabalhadores, de protestos, de caipiras e pessoas simples fazem parte significante do amplo espectro de sua produção. A forma intimista com que seguimos seus temas pela sala cria um clima e relação com cada um dos ambientes, temos a melancolia da chuva, a nostalgia da cidade de São Paulo, os retratos crus e a ousadia de suas fotos experimentais.

Aproveitem a 9a Semana Nacional dos Museus, evento que possibilita a entrada franca nos museus do país, para visitar essa belíssima exposição.
Seguem algumas fotos:

Homenagem a Mondrian (1960)

Chuva na calçada (1965)
Guarda-chuvas (1960)

  Menino correndo (1960)
Meninos correndo (1960)
 Pernas (1970)

Informações:
German lorca fotografias: acontece ou faz acontecer?
Onde: Sala Paulo Figueiredo - Museu de Arte Moderna 
Parque do Ibirapuera portão 3
Quando: 27/03 a 27/05
das 10h às 18h
Aberto de terças a domingos e feriados
Preço: R$ 5,50
ENTRADA GRATUITA AOS DOMINGOS
Permitida meia entrada

Contato: 
(11) 5085-1300
http://www.mam.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário