quarta-feira, 25 de abril de 2012

Alberto Giacometti: Coleção da Fondation Alberto et Annette Giacometti, Paris





Por Beatriz Roque

A exposição “Alberto Giacometti: Coleção da Fondation Alberto et Annette Giacometti, Paris” está sendo apresentada na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Para a exposição foram selecionados cerca de 280 trabalhos, sendo 80 esculturas de tamanhos variados, 40 pinturas, 80 trabalhos sobre papel, fotografias e documentos. A mostra traça todas as etapas da trajetória do artista em um percurso tanto cronológico quanto temático.

Esculturas em gesso no ateliê de Alberto Giacometti, 1958.




Alberto Giacometti em seu ateliê.

“Alberto Giacometti (1901–1966) é um dos artistas mais importantes do século XX. Nascido na Suíça, ele se instala em Paris em 1922, onde permanece até sua morte. De 1925 a 1965, sua produção acompanha os grandes movimentos da modernidade: cubismo, surrealismo, abstração e retorno à figuração, sem nunca desviar-se de um caminho exigente, traçado de maneira independente. [...] Além disso, Giacometti aborda questões filosóficas essenciais como a relação entre o sujeito e aquilo que o rodeia, a inscrição do indivíduo no tempo e o papel da memória.”




A exposição ocupa todo o primeiro piso da Pinacoteca, sendo dividida em 12 salas.

A primeira sala – chamada “Uma juventude passada no ateliê” – é dedicada às obras de juventude do artista e às suas primeiras esculturas feitas em Paris. A sala apresenta também retratos de Giacometti feitos por seu pai e seu padrinho, que foram duas figuras fundamentais no desenvolvimento artístico de Alberto.

“O encontro com as artes primitivas”, nome dado à segunda sala, é dedicada à influência da escultura da África e da Oceania em Giacometti.  Nela estão expostas duas de suas obras mais famosas, “Femme cuillère [Mulher colher]” e “Le Couple [O casal]”.


“Femme cuillère [Mulher colher]”



“Le Couple [O casal]”



A terceira sala, “A experiência surrealista”, apresenta “Tête qui regarde [Cabeça que olha]”, obra que fez com que ele fosse notado pelo grupo surrealista, assim como “Femme qui marche [Mulher caminhando]”, de 1932, concebida como um manequim para a Exposição Surrealista, de 1933.



"Tête qui regarde [Cabeça que olha]"




“Femme qui marche [Mulher caminhando]”



Na sala “Objetos”, a criação de peças de arte decorativa mostra o interesse de Giacometti por objetos utilitários, como luminárias, vasos e arandelas.

Também exposta nessa sala, está sua famosa obra “Boule suspendue [Bola suspensa]”, considerada por Breton como o exemplo do que deveria ser uma escultura surrealista.


“Boule suspendue [Bola suspensa]”



A quinta sala – “O que é uma cabeça? As dimensões da representação” – é dedicada à questão da cabeça humana, o objeto central da pesquisa de Giacometti durante toda sua vida.

“A cabeça e, sobretudo, os olhos são a sede do ser humano e da vida, cujos mistérios o fascinavam”.


“Grande Tête Mince”


Na sala “Uma mulher como uma árvore, uma cabeça como uma pedra”, está exposta a escultura que será o “protótipo de suas figuras pós-guerra”, a “Femme au chariot [Mulher com carro]”, que representa a imagem de sua amiga inglesa, Isabel.


“Femme au chariot [Mulher com carro]”


Também estão as famosas obras  “La Clairière [A clareira]” e “Trois hommes qui marchent [Três homens caminhando]”, que particularmente achei incrível, principalmente a segunda, a qual passa a nítida sensação de movimento, de que realmente estão 'caminhando'.



“La Clairière [A clareira]”



“Trois hommes qui marchent [Três homens caminhando]”



Nas salas seguintes estão retratos de sua esposa Annette, de Rita, a cozinheira de sua mãe e até mesmo do intelectual Jean-Paul Sartre, que escreveu dois ensaios sobre a arte de Giacometti - que tratam da questão da percepção. Também estão expostas diversas fotos do artista em seu ateliê trabalhando – na sala 10bis “O ateliê fotografado”. Assim como suas primeiras xilogravuras, expostas na sala 11. Neste mesmo espaço é apresentado o filme "O que é uma cabeça? Ou a passagem do tempo" (2001) que narra a trajetória de Giacometti.



“Annette noire” (1962)



E finalmente, no Octógono, espaço central da Pinacoteca, está a monumental escultura “Homem caminhando”, que integra, juntamente com “Grande Mulher” e “Cabeça monumental”, o importante conjunto concebido para o projeto do Chase Manhattan Plaza, em Nova York, em 1960.

“Cabeça Monumental”

“Grande Mulher”



“Homem Caminhando”



A exposição reúne obras lindíssimas e exóticas, que por serem dispostas em ordem cronológica e temática, é possível ter uma visão clara das fases e pensamentos do artista. Realmente recomendo a todos, e para os mais interessados haverá um ciclo de palestras (22/03, 26/4, 10/5 e 14/6), abrindo com Véronique Wiesinger, diretora da Fundação Giacometti, que falará sobre a mostra e a trajetória artística de Alberto Giacometti.

Não é permitido tirar fotografia das obras.


Serviço

Data: 24 de março a 17 de junho de 2012
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Local: Pinacoteca do Estado de São Paulo
End.: Praça da Luz, 2 – Luz
Preço: R$6 (com meia-entrada para estudantes e idosos)
Tel.: (11) 3324-1007














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